
No último sábado (29), a caravana do PT/PB passou pelas cidades de Guarabira e Picuí, dialogando sobre organização partidária e eleições 2018 com representações de dezessete municípios do Brejo e Curimataú paraibanos.
Em reuniões nas duas cidades, houve a apresentação de estatísticas sobre o partido e foi ressaltada a importância de manter os diretórios municipais em dia com suas obrigações, além da necessidade de realização do processo de eleições internas para os municípios que ainda não organizaram essa atividade. Houve ainda análise de conjuntura e debates.
O Secretário de Organização do PT/PB, Anselmo Castilho, comentou que esse é um momento no qual o PT precisa, cada vez mais, reforçar sua existência institucional e que isso inclui manter o partido organizado, nas listas de filiados, diretórios municipais, finanças e comunicação, evitando inconsistências.
Anselmo também apresentou dados sobre o partido, reforçando a campanha de filiação do PT no país. Atualmente, mais de 1,7 milhão de pessoas são filiadas no país e um dos principais focos de filiação é a juventude. “Percebemos a necessidade de realizar uma campanha de filiação com o foco nos jovens no Estado”, ressaltou.
Análise de conjuntura
Em ambos os encontros, o presidente do PT/PB, Jackson Macedo, lembrou que não existe nada que aponte para outro candidato do partido que não seja Lula em 2018. Ele reafirmou que não há nenhuma denúncia contra Lula com provas concretas. “Eles querem de qualquer forma tirar Lula do jogo”, pontuou.
Na Paraíba, Jackson ressaltou que é necessário fortalecer a chapa petista para deputado federal e estadual, além de eleger um Senador de esquerda. Em 2018, duas vagas para o Senado serão disputadas. Para ele, a conjuntura que se mostra atualmente no Estado ainda não é a definitiva. “Podemos ter mudanças no xadrez das eleições de 2018 no Estado,” prenunciou.
Lideranças da juventude em Guarabira, a exemplo do Secretário da Juventude de Belém, Pedro Matias, e do integrante da Juventude Petista, Igor Bento, lembraram a importância de rejuvenescer o partido que passa por uma transição geracional, oxigenando o PT com novas ideias e tornando-o cada vez mais protagonista em todas as esferas sociais.
O prefeito de Picuí, Olivânio Remígio fez uma análise do panorama do partido na região do Curimataú e apresentou alguns dos desafios que o PT enfrenta. Ele afirmou que sua gestão, firmada na transparência e lisura dos processos, às vezes contraria interesses pré estabelecidos anteriormente e que isso tem sido uma das dificuldades.
Professor Charliton Machado, dirigente estadual do partido, argumentou que o papel e a tarefa do PT nessa conjuntura é se organizar na sua força. Temos que construir a perspectiva de um partido cada vez mais representativo em 2018”, debateu.
Marenilson Batista, pré-candidato a deputado estadual, se mostrou satisfeito em perceber a perspectiva que, apesar das dificuldades, é de melhorar. Ele ressaltou a importância de reunificação do partido. “Nessas eleições que virão, temos a grandeza de colocar nossos nomes à disposição com estratégia. É preciso fortalecer as lideranças locais. A gente só consegue avançar se tiver capacidade de dialogar”, argumentou.
Municípios presentes
Região do Brejo: Guarabira, Alagoa Grande, Sape,Belém, Sertãozinho, Piloeszinhos, Pirpirituba,Mari, Duas Estradas, Serra da Raiz
Região do Curimataú: Picuí, Cuité, Pedra Lavrada,Nova Palmeira, São Vicente do Seridó e Baraúnas, Remígio e Barra de Santa Rosa