

Após longo entrave, o ex-presidente Lula concedeu entrevista aos jornalistas Florestan Fernandes Jr. e Mônica Bérgamo, dos periódicos ‘El País’ e ‘Folha de São Paulo’, respectivamente, na tarde desta sexta-feira (26).
Veículos divulgaram vídeos e artigos com trechos da conversa. Em um deles, Lula se mostra preocupado com o Brasil e diz que o país está sendo governado por um “bando de malucos” e que atual governo federal é uma “avacalhação”.
O ex-presidente ainda revelou que a decisão de se entregar à Polícia Federal partiu dele, em uma tentativa de escancarar a injustiça da qual é vítima. Ele ainda disse que tem a obsessão de desmascarar o atual ministro de Bolsonaro e ex-juiz Sergio Moro e o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol.
“Meu lugar é aqui! Eu tenho tanta obsessão em desmascarar o Moro, o Dallagnol e a turma que me condenaram, que posso ficar preso cem anos, mas não troco minha dignidade por minha liberdade”, disse. “Quero provar a farsa montada, agora agravada com a criação da fundação ‘Criança Esperança’ do Dallagnol, com dinheiro da Petrobrás”, defendeu Lula.
Ex-presidente ainda declarou que espera viver tempo o bastante para provar a mentira que está por trás das acusações que resultaram na prisão injusta.
“Eu não tenho ódio, por que quem sente isso vive menos e eu acho que sou um ser humano que vou viver até 120 anos, então vou lutar muito para provar minha inocência e a farsa que foi montada”, revelou Lula.
Ainda em setembro do ano passado, a entrevista havia sido autorizado pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, mas o ministro Luiz Fux suspendeu a liminar que permitia a conversa com jornalistas. Na quinta-feira (18), o presidente o STF, Dias Toffoli, voltou a liberar o encontro.
Confira o material divulgado pelo El País e Folha de São Paulo:
Brasil é governado por um bando de maluco
Fico preso cem ano. Mas não troco minha dignidade pela minha liberdade
Veja vídeos da entrevista