
O deputado estadual Anísio Maia (PT) criticou nesta terça-feira (04), no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o que disse ser um “ato político” de membros do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado. Nas redes sociais, o prefeito do município de Bayeux, na grande João Pessoa, Berg Lima, divulgou um vídeo ao lado de funcionários do conselho e de assessores pessoais celebrando a desinterdição da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Segundo o parlamentar, a UPA foi liberada para atendimentos “apesar de condições precárias”. Para Anísio Maia, a aproximação entre os envolvidos na ação compromete o rigor da fiscalização. Ele ainda apontou que vai acionar o órgão fiscalizador em busca de explicações sobre o que disse ser uma “confraternização” entre as equipes.

“O órgão que fiscaliza tem que manter uma distância do que é fiscalizado, inclusive para salvaguardar a ética. Vou cobrar explicações do CRM por seus membros terem ido confraternizar-se com os fiscalizados após a UPA ter sido reaberta”, disse Anísio.
O parlamentar, havia realizado uma inspeção no local na última quinta-feira (30), junto a uma comissão de vereadores. A vistoria constatou fios elétricos expostos e extintores de incêndio fora da validade, além do armazenamento irregular do lixo hospitalar, descartado junto ao lixo comum. Na ocasião, a comissão ainda encontrou equipamentos enferrujados, paredes com infiltrações e esgoto correndo a céu aberto, em um espaço vizinho ao local.
A área reservada para o repouso médico funcionava de forma improvisada e ainda faltavam equipamentos essenciais para a área vermelha. Anísio ainda revelou que está preocupado com a prática do CRM. O deputado teme que a espetacularização e festejos das ações do órgão se tornem rotina.
“A entidade tem um grande trabalho de fiscalização, isso não pode ser desconsiderado, eu mesmo já aplaudi intervenções anteriores do CRM paraibano; mas nesse caso de Bayeux ‘pisaram na bola’. Foi tão descabido que chega a desmerecer seus trabalhos anteriores.” defendeu.