PT da Paraíba muda as cores nas redes sociais em apoio ao “Outubro Rosa”

Campanha busca conscientizar sobre câncer de mama e colo de útero

Outubro chegou e trouxe com ele uma das estações climáticas mais charmosas do ano, a Primavera; além, é claro, de um alerta importante para a necessidade de cuidar da saúde.

Entidades públicas e privadas do Brasil e do Mundo celebram em 19 deste mês o dia internacional de combate ao câncer de mama e colo do útero, com as ações que acontecem durante todo o mês no “Outubro Rosa”.

O PT da Paraíba mudou as cores nas redes sociais para lembrar sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das doenças. Conforme dados da OMS, 88,3% das pacientes diagnosticadas nos primeiros estágios tiveram sobrevida maior que 5 anos.

Câncer de Mama

A cada ano, 29% dos diagnósticos de câncer no Brasil são de mama (este é o tipo de câncer mais frequente), no mundo o número de casos identificados corresponde a 25% das ocorrências da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a proporção é de 1 caso de câncer de mama para cada 4 tipos diferentes que podem acometer mulheres.

Só em 2017, foram quase 50 mil novos diagnósticos, número inferior ao de 2014, por exemplo, quando foram detectados 57 mil novos casos, mas representou a morte de 16.927 mulheres e 203 homens (aproximadamente 1% dos casos de Câncer de Mama acontecem em homens).

A melhor maneira de identificar o câncer de mama é com o autoexame; método realizado através do toque nas mamas e que pode ser realizado rapidamente. É através dele que 66% dos casos podem ser diagnosticados e tratados.

Câncer de Colo de Útero

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde (MS), o câncer de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres e responsável por 6.385 mortes, só em 2017.

A doença é causada pelo vírus HPV; inofensivo na maioria das vezes, em alguns casos pode gerar alterações celulares que evoluem para o câncer.

Segundo o INCA, a prevenção acontece, primariamente, através da vacina contra o HPV, implantada no Sistema Único de Saúde (SUS), em 2014, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff. A vacina diminui as chances de contágio e a consequente ocorrência da doença, já o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, identifica rapidamente qualquer mudança no sistema reprodutivo feminino. O método é indolor e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde pública com profissionais capacitados.

A campanha

A campanha “Outubro Rosa” foi iniciada no final da década de 1990, com o objetivo de unir a população do mundo inteiro contra o câncer de mama e colo de útero, promovendo ações de prevenção contra as doenças. O símbolo utilizado é um laço da cor rosa, mundialmente reconhecido.

Não faça parte das estatísticas, previna-se! Você ainda tem muitas primaveras pela frente.

Deixe um comentário