“Paraíba pode ser um dos primeiros estados a sentir desabastecimento de gás”, analisa Rodrigo Soares

Brasil precisa retomar autonomia e garantir preços de mercado nacional para gás e derivados do petróleo

Os reflexos da nova política de liquidar a Petrobras para o capital estrangeiro já começou a provocar desabastecimento de GLP (gás liquefeito de petróleo), o gás de cozinha, em várias Regiões do Brasil, especialmente do Nordeste, alerta o dirigente nacional do PT e ex-deputado estadual Rodrigo Soares.

“Quero denunciar que o governo golpista de Michel Temer (MDB-SP) comete um crime contra o povo brasileiro ao provocar o desabastecimento de gás no país. É um absurdo as refinarias estarem com menos da metade de sua produção, principalmente no Nordeste, onde a demanda pelo gás de cozinha aumentou mais de 10% e o preço subiu absurdamente, dolarizando além do gás, os derivados do petróleo no país. A Paraíba pode ser um dos primeiros estados a sentir desabastecimento de gás”.

A atual situação de desabastecimento observada em estados como Rio Grande do Norte, onde 95% das revendedoras estão sem gás de cozinha, pode chegar a Paraíba e em Pernambuco, onde a situação tende a se agravar em curto prazo, caso a Petrobras não retome a sua produção, segundo comunicado da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Para Rodrigo Soares, é preciso recuperar a política nacional de incentivo à produção das refinarias nacionais, investimento que os governos de Lula e Dilma fizeram para que o povo brasileiro não se submetesse ao humor do mercado internacional.

“Desde a descoberta do Pré-sal, em 2007, ficamos autossustentáveis na produção dos derivados do petróleo. Não tem sentido agora desabastecer o país com a paralisação das refinarias com o único objetivo de vender um patrimônio que foi construído para servir ao Brasil. Por isso que somente com a retomada de um governo nacional e popular poderemos recuperar a agenda da Petrobras para todos os brasileiros”.

Liberdade para Lula

No início de junho o Partido dos Trabalhadores lançou Lula como pré-candidato à presidência da República, em grande ato em Contagem, Minas Gerais, com representantes do país inteiro.

“É por isso que nós do PT iremos colocar nosso melhor jogador em campo! Somente Lula pode fazer um grande diálogo e retomar uma política nacional e democrática de petróleo e gás para o país. É urgente fazer essa denúncia e é por isso, mais do que nunca, que o PT vai registrar a candidatura de Lula. Entendemos que o Brasil precisa ser governado por este brasileiro que tem compromisso com a classe trabalhadora do país”.

Neste sentido, esperamos que logo o Supremo Tribunal Federal (STF) seja sensível aos anseios de justiça pela liberdade de Lula, condenado sem crimes nem provas às vésperas das eleições gerais de 2018.

“A quem interessa a prisão de Lula? Condenado em um processo judicial totalmente controverso – não há crime no caso triplex – o que existe é um grande equívoco judicial para perseguir o ex-presidente, que continua sendo o preferido e aparece em todas as pesquisas de intenção de voto para a presidência da República. Por isso tenho dito que ele não é mais candidato apenas do PT, sua candidatura pertence ao povo brasileiro”.

Deixe um comentário