28 de junho: 49 anos de puro Orgulho!

No dia 28 de junho de 1969, Stonewall Inn torna-se palco principal e marco histórico de luta e resistência da comunidade LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Desde então destacamos uma série de direitos e conquistas:

Em 1990 a homossexualidade foi retirada da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS), o presidente Lula (PT) lançou o Programa Brasil Sem Homofobia, realizando três Conferências LGBT, criando o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, a Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos de LGBT, o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT, o Dia Nacional de Combate à Homofobia, o Disque 100 módulo-LGBT, a Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT, o Comitê Técnico de Cultura LGBT e os relatórios de violência homofóbica.

Apesar dessas conquistas no Executivo, o Legislativo não aprovou uma Lei que tipifique os crimes motivados pela orientação sexual ou identidade de gênero, como crime de ódio: a LGBTfobia ainda não é crime! O Brasil é o campeão, a cada 19 horas um LGBT é assassinado. Em 2017 o Disque 100, registrou 1.720 denúncias de violações, 32% contra gays e 3% contra bissexuais e gays entre 18 e 30 anos. Os cidadãos LGBTs são as maiores vítimas em casa, na rua, no trabalho e na escola.

Diante da atual conjuntura e da sequência de retirada dos direitos adquiridos no governo do PT, a Secretaria LGBT PT-PB, vem reafirmar seu compromisso em defesa da democracia, luta por nossa cidadania e pelo direito à candidatura de Lula para Presidência do Brasil!

 

Joébson Rodrigues

Secretário LGBT PT PB

Deixe um comentário