
O atual cenário político do Brasil tem alimentado debates acalorados nas mais diversas frentes, sobretudo na área de comunicação após o uso irrestrito das redes sociais ganharem destaque durante o pleito eleitoral passado. Como esquecer da produção em massa das fake news de Bolsonaro?
Diante de tal quadro e para atender às solicitações da própria militância, o Diretório Estadual do PT da Paraíba, com o apoio da Secretaria Nacional de Comunicação do PT, realiza no próximo sábado (27) evento voltado exatamente para apresentar panorama e traçar estratégias para o bom uso da informação durante o próximo período.
A iniciativa também é um desdobramento da Conferência Nacional de Comunicação Lula Livre, realizada em abril do ano passado, que definiu como um dos focos do partido justamente ampliar o debate sobre temas como redes sociais e o papel da comunicação na desconstrução da narrativa da extrema direita.
O Seminário de Comunicação acontecerá das 9h às 17h na sede estadual do partido, no centro da capital João Pessoa, e será dividido em duas mesas temáticas. A primeira, na parte da manhã, terá a participação de professores da Universidade Federal da Paraíba que discorrerão sobre Comunicação e Democracia. Logo após o almoço, especialistas em redes sociais farão análise da ferramenta e apresentarão aos militantes as estratégias para usar cada um dos canais disponíveis na web como Facebook, Instagram, Twitter entre outros.
Para o secretário Estadual de Comunicação do PT-PB, Josivaldo Farias, ambos os temas foram definidos a partir dos principais anseios da militância para compreender e participar ativamente da construção e propagação de informações coerentes com a linha narrativa do partido.
“Muitas pessoas têm nos procurado para saber qual é a posição do partido sobre determinado assunto ou sobre a veracidade desta ou daquela notícia. A partir disso, e com ajuda de muitos colaboradores, planejamos este seminário. O evento será bastante útil para que, junto da militância, nós possamos traçar os próximos desafios no que diz respeito à comunicação”, explica.
Para o secretário Nacional de Comunicação, Carlos Henrique Árabe, os encontros estaduais vão além do esforço organizativo na comunicação institucional e perpassam pela troca de experiências e pela qualificação, sempre levando em conta as realidades regionais. Por isso, a secretaria convida os estados a também organizarem seminários mantendo a proposta tirada do Encontro Nacional de 2018.
“Os encontros estaduais de comunicação buscam unir esforços do PT, dialogar com experiências próximas e obter um saldo organizativo na comunicação. Iniciamos no Piauí, agora é Paraíba e, em seguida, Alagoas. Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte já estão se organizando para realizar seus encontros em conjunto com a Secretaria Nacional de Comunicação. E fica o estímulo aos demais estados!”, afirmou Árabe.