
O Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT/PB) iniciou mais uma etapa das ‘Caravanas Regionais’. O objetivo é percorrer o Estado discutindo a organização do partido para as eleições municipais, que acontecem em 2020.
Como parte das ações propostas pela iniciativa, a direção estadual do partido visitou no último sábado (18) os municípios de Picuí, na região do Curimataú, em reunião com representantes de sete cidades, além de Guarabira, no brejo paraibano, onde o planejamento para as próximas eleições foi discutido com representantes do partido em 10 municípios.
Serão adotadas novas regras para a corrida eleitoral do próximo ano, como o financiamento público através do Fundo Especial de Financiamento Eleitoral (FEFC), já utilizado em 2018, mas que devem estrear em eleições municipais apenas em 2020. Também não deve existir coligação partidária para os cargos do legislativo, como vereadores, por exemplo. Para o presidente do PT/PB, Jackson Macêdo, os encontros devem fortalecer a unidade partidária para um processo eleitoral inédito no país.
“É um momento muito importante para o PT/PB este período de organização do partido nessa nova conjuntura eleitoral; não teremos coligação proporcional nestas eleições, que ainda será financiada por um financiamento público pela primeira vez no Brasil”, destacou. “Acho que o PT/PB sai na frente, já organizando agora a intervenção e sua agenda junto aos municípios para o ano que vem, já temos, inclusive o GTE, que é o Grupo de Trabalho Eleitoral, que vai acompanhar todo esse processo”, afirmou Macêdo.

A presidente do Diretório do PT em Guarabira, Socorro Brito, defende que entender a necessidade de cada município é fundamental para obter bons resultados nas eleições. Para ela, as visitas propostas pelas ‘Caravanas Regionais’ do PT da Paraíba ajudam a traçar estratégias primordiais para fortalecer a atuação das lideranças em cada município.
“É importante demais que estejamos nos organizando para disputar as eleições porque cada cidade tem dificuldades diferentes, enfrenta problemas diferentes, mesmo estando perto uma das outras; quando o diretório estadual vem às regiões, conversa com os municípios é primordial para entender essas limitações e buscar soluções”, afirmou a presidente municipal.
Prefeito na cidade de Picuí, Olivânio Remígio acredita que os desafios para a próxima eleição começam com a preparação de um Partido cada vez mais forte e organizado. Segundo ele, é importante relembrar as origens do PT, convocando a juventude e lideranças sindicais para a política.
“Estamos passando por um momento de negação da política no país, onde as formas conservadoras atingiram o planalto central, negando a política e nós precisamos segui no caminho oposto, renovando nossos quadros no Partido sem deixar de nos afirmar na política, trazendo a juventude para dar continuidade à toda a história do PT, desde sua fundação na década de 80”, apontou. “Essa é a oportunidade para preparar as eleições futuras, preparar quadros, saber quem deseja se filiar para dar continuidade a esse trabalho, precisamos pautar o debate, nos afirmar como PT e lançar candidaturas que estejam alinhadas ideologicamente com Partido para alcançarmos o maior número de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, nossa meta é essa”, defendeu o prefeito.