
As Secretarias Estadual de Mulheres e de Combate ao Racismo do PT/PB promovem neste sábado (6) o “Fórum Estadual de Mulheres Negras Petitas”. O evento acontece a partir das 9h, na Sede do partido, localizada na Rua Irineu Joffilly, 127; no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
A Secretária Estadual de Mulheres do PT, Zezé Béchade, conta que o encontro vai discutir o protagonismo das mulheres negras tanto no partido como na sociedade. Ela acredita que a participação dessas mulheres nas esferas de poder é pequena e por isso o debate em torno da visibilidade e empoderamento delas é fundamental para a luta partidária e para o seu reconhecimento na sociedade.
“Nós vamos discutir sobre a visibilidade e o empoderamento das mulheres negras. Elas participam e protagonizam grandes lutas na sociedade e dentro do Partido, como a luta pela democracia, contra o feminicídio e contra todo tipo de violência. Por isso, o debate em torno da visibilidade e empoderamento dessas mulheres é fundamental para a luta partidária, para a sociedade e para o reconhecimento delas. Lutamos para que as mulheres negras tenham seu espaço na sociedade, tenham respeito, dignidade e possam exercer funções de poder e decisão, dentro e fora dos partidos políticos”, disse.
O encontro segue o calendário de preparação para o Fórum Nacional de Mulheres Negras, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho, em Belo Horizonte- MG, como revela a representante do Coletivo Estadual de Combate ao Racismo, Socorro Pimentel. Ela destaca a importância da participação no evento, que ainda deve avaliar o combate ao racismo e ao machismo no Brasil.
“Vamos debater sobre as perspectivas das mulheres negras sobre os próximos períodos e o impacto do machismo, do racismo e da LGBTfobia na sociedade, por isso é fundamental a participação de todas as mulheres, sejam negras ou não”, apontou.
O encontro ainda vai discutir o posicionamento e perspectivas das mulheres negras do PT para os próximos períodos eleitorais (2020 e 2022). Além dos debates, também serão selecionadas as delegadas para representar a Paraíba no Fórum Nacional, que acontece em Belo Horizonte.
“É fundamental a participação de mulheres negras e não negras, mas só as mulheres negras poderão ser escolhidas para representar a Paraíba”, destacou Socorro Pimentel.