A Prefeitura de Picuí, no Curimataú paraibano, planeja distribuir auxílio emergencial a proprietários de micro e pequenos negócios da cidade que tiveram faturamento afetado pela pandemia da Covid-19. Serão destinados até R$100 mil reais em recursos da própria administração para socorrer comerciantes até a retomada do pleno funcionamento das atividades.
A medida foi anunciada nesta quarta-feira(14), em um vídeo divulgado pelo prefeito Olivânio Remígio (PT) nas redes sociais. O projeto de lei encaminhado para votação na Câmara Municipal, prevê o pagamento de R$200 reais para proprietários de pequenos bares. A medida determina ainda que para ter acesso aos valores seja necessário comprovar a propriedade do estabelecimento há pelo menos seis meses antes da vigência da lei.
No anúncio, Olivânio destacou que a cidade foi a única da região a elaborar projetos de incentivo à retomada econômica, com o objetivo de auxiliar os micro e pequenos empreendedores.
“A pandemia da Covid-19 trouxe consequências negativas para vários segmentos econômicos. Aqui em Picuí alguns estabelecimentos fecharam suas portas por um longo período e ainda estão sendo prejudicados, por isso estamos editando esse projeto de lei, que já foi enviado para a Câmara Municipal, para destinar apoio a essas atividades”, disse o gestor municipal. “Os valores serão oriundos dos recursos próprios”, anunciou.
Desde o início da crise sanitária, Picuí registrou 2184 casos da doença, com 42 mortes, desde o início da pandemia, em 2020. A prefeitura atuou com medidas restritivas e implantou pontos de higienização, com pias e dispensers de sabão em pontos estratégicos.