
A Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores na Paraíba reuniu lideranças de cinco partidos do campo da esquerda, na noite dessa quarta-feira (6), em João Pessoa, para discutir as estratégias eleitorais de 2018. Foi durante o lançamento do ‘Projeto Elas por Elas’, promovido pela Secretaria de Mulheres do PT, incentivando candidaturas femininas e oferecendo condições políticas e materiais para consolidação de lideranças femininas no pleito.
Estiveram presentes representantes do PSB, PC do B, PNM, Psol e do PT da Paraíba, além de representantes dos movimentos de Mulheres Negras (Bamidelê), Mulheres Lésbicas (Coletivo Maria Quitéria) e de dirigentes e filiadas do Partido dos Trabalhadores.
A jornalista Zezé Béchade, secretária estadual de mulheres do PT-PB, ressaltou a importância do fortalecimento dessas candidaturas nos partidos que lutam para vencer a sub-representação no Parlamento. “É urgente a percepção do potencial da atuação feminina para construção de um projeto político em nosso Brasil”.
A presidente do PT de João Pessoa, Luzenira Linhares, lembrou que as mulheres são maioria do eleitorado e que têm papel destacado na resistência ao golpe político, que começou com o impeachment da presidenta Dilma Rousself. Giucélia Figueiredo, dirigente estadual do PT, ressaltou que na conjuntura atual os partidos de esquerda não devem disputar entre si. “O desafio da esquerda agora é disputar a sociedade”, disse.
O PSB foi representado pela vereadora Sandra Marrocos. O PCdoB, por sua presidenta estadual Gregória Benário. O PNM, por Lídia Moura e o Psol, por Adjany Simplício. O PT nacional foi representado pela dirigente Vivian Farias. As mulheres negras foram representadas por Terlúcia Silva e as lésbicas por Marly Soares.